quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O Papel da Filosofia na Educação

A propósito da importância da Filosofia...

É importante que a Filosofia ocupe um lugar no ensino oficial? Qual é o papel da Filosofia da educação, por que é que é importante que a Filosofia seja ensinada nas escolas?

O papel da Filosofia na Educação é, muitas vezes, menosprezado.




Muitas vezes é a própria sociedade que menospreza a Filosofia, porque para isso tem contribuído, por vezes, a própria acção dos professores.


A Filosofia é, muitas vezes, encarada como um simples "dar opinião", como se não lhe interessasse a investigação e a análise de argumentos, posições, hipóteses, que previamente se deve fazer. A opinião que interessa ao filósofo é aquele que, por esclarecida, mostra maior capacidade de resistir à sua refutação racional.


A Filosofia não é religião: não é "ensinar" os alunos a respeitar as regras, as leis, etc.:


A Filosofia não é poesia: não é juntar esteticamente as palavras, nem atirar conclusões belas e profundas;


A Filosofia não é ciência: não é ficar no que empiricamente se mostra, nem decompor a mera experiência, nem avaliar apenas o que "parece" mais provável;


Se todas as perguntas científicas fossem resolvidas, o humano não ficaria sem problemas por resolver.


A poesia e a religião dizem muitas vezes aquilo que o filósofo conclui. Mas na religião o cerne está na fé, na confiança numa espécie de autoridade indiscutível.


A Filosofia também confia na autoridade dos livros, dos autores, dos editores, etc. Mas o filósofo escrutina a validade de tudo, sujeita tudo a exame. Ou pode fazê-lo sempre que se apercebe de um preconceito até aí ignorado.


O poeta fala bem de forma bela. Há poesia que é Filosofia. Mas não tem de sê-lo. No entanto, a Filosofia nunca pode demitir-se da sua responsabilidade compreensiva, examinadora, se quisermos, racional.


Enfim, em Filosofia trata-se dos problemas mais profundamente humanos, aqueles que o humano jamais descartará, porque se trata do seu ser.




O ensino não deveria omitir esta potencialidade da Filosofia: acordar cada um para a questão sobre o que é isso de se ser humano é fundamental para que cada um se torne um humano excelente.

1 comentário:

A propósito da importância da Filosofia...