domingo, 13 de setembro de 2009

Revelação

A propósito da importância da Filosofia...

A Filosofia tem muitos papeis. Cada Filósofo define a Filosofia de uma forma particular.

Não vou agora definir Filosofia.

Mas um dos papeis da Filosofia, e um dos que me parece fundamental, talvez primeiro, é o de Revelar.

Claro que como Revelação a Filosofia se pode aproximar, e até ser confundida, com outros modos de questionamento. A Filosofia, enquanto Revelação, tende a aproximar-se da Religião e, muitas vezes, foi e continua a ser confundida com a Religião. Mas a Filosofia não é Religião e o seu modo de questionamento é radicalmente diferente. O questionamento filosófico, enquanto tal, não pode, sob pena de deixar de ser filosófico, deixar-se encaminhar por estes ou aqueles cânones. O questionamento filosófico não tem tabus, nem pode ter limites. Isto é, o questionamento filosófico deve ser descomprometido com qualquer resposta à partida. Isto não quer dizer que não possa existir um compromisso com este ou aquele método. De resto, o questionamento filosófico, à medida que progride, vai estabelecendo as suas traves mestras. Mas, quando parte, não pode estar já comprometido com uma resposta. Por exemplo, um filósofo pode apresentar uma linha de raciocínio fortemente ética. Mas a ética no seu pensamento deve estar inserida e ser explicada nele. O início da prospecção não pode ter como que um "politicamente correcto" em vista. Por seu lado, o pensamento religioso tem tabus e deambula por certas premissas que são parte prévia integrante de cada resposta, antes mesmo de se ter colocado a questão.

A Filosofia enquanto revelação, revela. Esta redundância sublinhe esse aspecto do questionamento filosófico: enquanto instauração de um questionamento, a filosofia tem em vista fazer luz sobre algo, sobre algo que se manifesta habitualmente. Ora, ao revelar a Filosofia deve revelar isso que questiona. O revelar é um mostrar, mas não um mostrar qualquer. Isso que se revela não é nada de novo, pois que se se revela é porque já lá estava. Isso que já lá estava à espera de ser revelado não era nada de outro mundo, pelo contrário, tratava-se de algo que estava aí ao alcance, embora não apreendido. Como um insecto que está no nosso campo de acção, mas que apenas damos por ele quando ele se move. Este revelar trata-se, pois, de um desvelar.
No caso do insecto, o insecto estava lá, mas não tinhamos dado por ele. E há questionamentos filosóficos que resultam neste tipo de revelações. Revela-se algo que sempre aí esteve, mas que ainda não tinhamos dado por isso. Foi assim com a descoberta da gravidade. Em bom dizer ela sempre aí esteve, mas camuflada, foi preciso um olhar apreensivo para dar conta dela.
Outras vezes, e são estas que mais me interessam, ocorre uma revelação distinta. Ocorre que o questionamento deixa ver aquilo que sempre esteve à luz, visível, portanto e, mais do que isso, notado. Mas a revelação mostra-o a uma nova luz. Ou seja, com a revelação não foi dado a ver nada de novo, também não foi mostrado algo que sempre esteve aí camuflado, mas algo com que sempre lidámos e de que sempre demos conta. Como aqueles casos em que sempre soubemos determinada coisa, mas um dia paramos para pensar sobre isso.

Ora, parar para pensar é uma forma de contemplação. Revelar é um desvelar, um descobrir, mas um descobrir que não descobre nada de novo. A sua peculariedade é a alteração do modo em que a apresentação do que é dado é feita. Como se se substituisse uma apresentação a preto e branco por uma apresentação a cores. Contudo, este exemplo peca, e o seu pecado é, ele próprio revelador. É que na transformação operada pela revelação filosófica o que se passa não é tanto um acrescentar. Não há nada a mais na revelação filosófica. Precisamente, se a Filosofia acrescenta, desvirtua, se subtrai não revela o que está a ser questionado. A revelação filosófica tem que ser de tal modo que, no seu revelar nada acrescente nem retire ao que é revelado.

Ora, esta pequena particularidade resulta em que com Filosofia, sem Filosofia, na Filosofia e pela Filosofia fica tudo tal e qual. Perante o senso-comum a Filosofia serve para nada. E, de facto, a serventia da Filosofia não parece medir-se da mesma maneira que as restantes ocupações úteis do dia-a-dia.

Philosophy has many roles. Each philosopher defines Philosophy of a particular form.

I wont now define Philosophy.

But one of the roles of philosophy, and one of which seems essential, perhaps first, is to reveal.

Of course, as Revelation philosophy can resemble, and to be confused with other modes of questioning. Philosophy, as Revelation, tends to approach the Religion and often has been and continues to be confused with Religion. But Philosophy is not Religion and its mode of questioning is radically different.
The philosophical questioning, as such, can not, on pain of ceasing to be philosophical, to be routed by these or those canons. The philosophical question has no taboos, mustn't have limits. That is, the philosophical questioning shouldn't be engaged with any response from the outset. This does not mean that there can't be a compromise with this or that method. Moreover, the philosophical question, as it progresses, will establish its main support. But when it begins can not be already committed to an answer. For example, a philosopher can make a line of reasoning strongly ethics. But ethics in his thought must be inserted and be explained in it. The beginning of exploration may not result in a "politically correct". For its part, the religious thought has taboos and wander around certain assumptions that are part of each response, even before the question is made.

Philosophy as revelation reveals. This redundancy emphasize this aspect of the philosophical question: while the establishment of an inquiry, Philosophy aims to shed light on something, on something that usually manifests itself. However, by revealing the Philosophy should reveal what is questioned. The show is a show, but not any show. That which is revealed is nothing new, as it is revealed because it is already there. That what was already there waiting to be revealed was nothing out of this world, however, it was something that was there within reach, but not apprehended. As an insect that is in our field of action, but we just realise about it when it moves. This show is therefore an unveiling.
In the case of the insect, the insect was there, but we had not realise that it was there. And there are philosophical questions that arise in this type of revelation. It shows something that was always there. So with the discovery of gravity. In good to say it was always there, but hidden, it took a worried look to account for it. Other times, and it is these that interest me, there is a distinct revelation. Happens that the question lets see what has always been illuminated, visible, and therefore, more than that, noted. But the revelation shows it on a new light. That is, the revelation was not given to do anything new, has not been shown something that was always there in disguise, but something we have dealt with ever and ever realized. As those cases where we always knew something, but one day stopped to think about it.

Now think about it is a form of contemplation. Reveal is an unveiling, a disclose but a disclose that does not discover anything new. This peculiarity is changing the way in which the presentation of what is given is made. As if it substituted a presentation in black and white with a presentation of colors. However, this sample unit has a sin, and their sin is itself revealing. Is that the transformation operated by philosophical revelation is not so much an add. There is nothing more in the philosophical revelation. Precisely, if the philosophy adds, undermines, if philosophy subtracts, it reveals not what is being questioned. The disclosure of philosophy has to be such that, in its disclosure anything is added or removed from what is revealed.

This little peculiarity results in that with philosophy, without philosophy, in philosophy and by philosophy is all as it is. So, common-sense tell us that philosophy is useless. And, in fact, the usefulness of philosophy does not seem to be measured by the same yardsticks as other useful occupations of everyday life.

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